por Perfil em
Editorial

Pokémon é a franquia de entretenimento mais rentável do mundo, e boa parte dessa renda vem dos jogos, que são sucesso de vendas desde o lançamento dos primeiros títulos no final da década de 90.

Porém, apesar dos jogos serem grandes sucessos, boa parte das pessoas que os jogam já são fãs de longa data da franquia, e as pessoas que não jogaram Pokémon desde crianças geralmente têm dificuldade em começar a consumir os jogos da série principal.

Para quem não conhece os jogos principais da franquia, eles sempre foram lançados em consoles portáteis da Nintendo, no caso, os da série Game Boy, DS e 3DS.

Neste artigo, eu quero recomendar jogos da franquia para quem NUNCA jogou Pokémon. Este post será focado nos jogos da série principal da franquia, ou seja, não teremos spin-offs como Pokémon GO. Quero indicar aqui os jogos que acredito serem os melhores para alguém iniciar a sua primeira jornada. Então vamos lá!

1 – Pokémon FireRed & LeafGreen
jogos de pokémon
Capas de Pokémon FireRed e Leafgreen

Acredito que estas duas versões são as melhores para quem quer começar, já que se passam na primeira região do mundo Pokémon. Só lembrando, você não precisa jogar as duas: para quem não sabe, cada lançamento da série principal de Pokémon conta com dois jogos, que são basicamente os mesmos, mudando apenas os monstrinhos que aparecem (na maioria dos casos, existem alguns poucos que possuem diferenças maiores).

Pokémon FireRed e LeafGreen são remakes dos primeiros jogos da franquia, Pokémon Red & Green. Os remakes foram lançados em 2004, quase dez anos depois dos jogos originais, e estão entre os jogos preferidos de muitos fãs.

Imagem da gameplay de FireRed e LeafGreen

Eles contam basicamente a mesma história dos títulos originais, e têm os mesmos monstrinhos, porém, contam com mecânicas muito mais atualizadas e amigáveis do que os primeiros games. Além disso, possuem um excelente post-game: Os jogos originais terminavam quando você vencia a Liga Pokémon, mas os remakes ainda contam com mais algumas horas de gameplay, com mapas novos e monstrinhos de outros jogos.

FireRed e LeafGreen foram lançados para o Game Boy Advance, portátil da Nintendo, e hoje em dia são facilmente jogáveis de “formas alternativas”, já que podem ser rodados em qualquer computador e até mesmo em celulares medianos. Infelizmente não podemos colocar links alternativos aqui, mas eles podem ser facilmente encontrados.

2 – Pokémon Black & White
jogos de pokémon
Imagem da capa de Pokémon Black and White

Pulando agora para uma das gerações mais polêmicas da história (e, ironicamente, uma das mais amadas), temos os primeiros jogos da quinta geração: Pokémon Black & Pokémon White. Lançados para o Nintendo DS em 2011, estes jogos causaram muita controvérsia quando foram revelados, principalmente porque muitos dos monstrinhos dessa geração são considerados “estranhos”. Dentre os monstrinhos mais detestados pelos fãs, muitos são parte dessa geração.

No entanto, isso não significa que os jogos são ruins: Black e White estão entre os jogos mais amados pelos fãs porque, pela primeira vez, tivemos uma história mais densa, tratando de temas mais sensíveis, como a relação entre os humanos e Pokémon, e se é correto colocar nossos monstrinhos de estimação em batalhas que podem machucá-los muito.

Com uma história mais séria e uma dificuldade um pouco mais elevada que os outros jogos, Black & White, por mais que tenham sofrido um certo hate quando foram anunciados, hoje em dia são lembrados com muito carinho, e muitos consideram a quinta geração como a melhor de todas. Ah, e vale lembrar de uma coisa: após jogar Black & White, recomendo MUITO que joguem as continuações Black 2 & White 2, os outros jogos desta geração que, para muitos fãs, são os melhores jogos de toda a franquia.

Estes quatro títulos podem também ser encontrados na internet por meios “alternativos”, e podem até serem jogados no celular, porém não podemos ensinar como fazer isso, infelizmente.

jogos de pokémon
Capas das sequências Black 2 e White 2
3 – Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire
jogos de pokémon
Capas de Omega Ruby e Alpha Sapphire

Passando agora para jogos mais modernos, temos Omega Ruby e Alpha Sapphire, jogos que foram muito aguardados pelos fãs. Estes são os remakes de Ruby e Sapphire, os primeiros títulos da terceira geração, que foram a primeira aventura de muita gente. Estes remakes foram lançados para o Nintendo 3DS em 2014, e melhoraram jogos que já eram muito amados, trazendo novos elementos de gameplay e até de história, adicionando a famosa e amada mega evolução, que foi tema central da sexta geração, e infelizmente não está mais presente nos jogos.

Aqui temos quase a mesma história de Ruby e Sapphire mas, como dito anteriormente, com novos elementos que expandem ainda mais toda a lore da franquia. Viajamos pela região de Hoenn, e a história é centrada em temas ancestrais, com uma organização criminosa que quer libertar poderosos Pokémon do mundo antigo para mudar completamente a estrutura do planeta.

Batalhas Pokémon em Omega Ruby/Alpha Sapphire

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire contam com mecânicas muito melhoradas e muito amadas pelos fãs, como a mecânica de voo pela região, além de um enorme número de monstrinhos para se capturar, e também muitos lendários diferentes.

Estes jogos também podem ser jogados nos computadores e celulares hoje em dia, mas você irá precisar de aparelhos mais potentes para isso, pois são jogos mais recentes e mais pesados.

4 – Pokémon Platinum
jogos de pokémon
Capa Pokémon Platinum

Voltando agora para os jogos mais antigos, temos Pokémon Platinum. Este título da quarta geração se passa na região de Sinnoh, e é uma das chamadas “enhanced versions”. Para quem não conhece o termo, as enhanced versions são basicamente o terceiro jogo de cada geração: cada geração contava com dois lançamentos principais e, posteriormente, era lançado um terceiro jogo que era uma “versão melhorada”, com algumas alterações na história e mais Pokémon para se capturar. Hoje em dia, essa prática foi substituída pelas famosas DLCs.

No entanto, Platinum foi lançado na época em que ainda não se tinham DLCs, ou pelo menos elas ainda não haviam sido tão popularizadas, no longínquo ano de 2008.

Pokémon Platinum se passa na região de Sinnoh, e aqui também lidamos com forças ancestrais, mas dessa vez, estamos lidando com entidades muito mais poderosas que as apresentadas em Hoenn, já que elas podem destruir o universo inteiro.

Os jogos da quarta geração estão entre os mais amados da franquia inteira, já que adicionaram muitas mecânicas novas, entre elas, a interação online, que hoje em dia, nestes jogos mais antigos, só funcionam por meios de servidores alternativos, infelizmente.

5 – Pokémon Emerald
jogos de pokémon
Capa Pokémon Emerald

A última indicação que quero deixar aqui é o Pokémon Emerald. Emerald é a versão definitiva da terceira geração, no caso, dos jogos que se passam em Hoenn. Ele é uma excelente opção para quem quer viver a aventura original de Hoenn, já que contém elementos tanto de Ruby quanto de Sapphire, além de mais monstrinhos, mais lendários e uma história mais interessante.

Pokémon Emerald tem uma história semelhante aos jogos Ruby e Sapphire, mas a partir do meio da história as mudanças começam a ficar bem mais aparentes, assim como é em praticamente toda versão definitiva.

Pokémon Emerald foi lançado em 2005 para o Game Boy Advance e, assim como os outros jogos desta época e deste console, são facilmente jogáveis nos computadores e até celulares medianos.

Comece sua jornada!

Se você ainda não conhece a franquia, acredito que estes títulos são excelentes portas de entrada. A franquia Pokémon é uma das mais clássicas da história dos games, e possui diversos jogos interessantes, tanto da série principal quanto spin-offs. Ah, vale lembrar que postaremos também um artigo sobre os melhores spin offs de Pokémon!

Espero que você também entre nesse mundo, e desejo o melhor pra sua jornada para se tornar um Mestre Pokémon!

Não esqueça de escutar nosso cast sobre a franquia Pokémon!

Jogador desde os 4 anos de idade, Mestre Pokémon desde 2007 e apaixonado por criar conteúdo. Adoro falar de Pokémon, Avatar e tudo o que eu gosto!
Compartilhar postagem:

Postagens Relacionadas

Sem Comentários

Deixe uma resposta