
Para quem viveu a era de ouro dos jogos de Star Wars, jogos como Knights of The Old Republic e The Force Unleashed exploravam ao máximo a sensação de ser um usuário da força e sentir o poder que é empunhar um sabre de luz. Mas todo mundo sabe que o melhor jogo desta época foi de longe Star Wars Battlefront.
O jogo em 2004 já tinha a ideia de recriar as épicas batalhas intergalácticas em mapa enorme com vários jogadores na tela (oi battlefield? tudo bem?). Usando as limitações de multiplayer do PS2 e PCs da época o jogo já conseguia pincelar a ideia de juntar vários jogadores para trocar tiros laser enquanto pilotava tanques AT-ST. O jogo foi um sucesso mas a cereja do bolo foi sua continuação em 2006.
A continuação é considerada por muitos como um dos melhores jogos de tiro da sexta geração, lançado para PS2, PSP, Xbox Original e PC, o jogo tinha ganhado a maturidade que faltava no primeiro título. As batalhas online viraram realidade no PC (que é jogado até hoje), e finalmente o jogo conseguiu retratar todo o período das guerras clônicas, lembrando que nessa época tinha acabado de lançar o episódio 3 nos cinemas.
Depois desse sucesso estrondoso, acabou criando-se uma expectativa para um terceiro título, mas aí que começaram os problemas. A antiga LucasArts chegou a anunciar uma continuação, que seria lançada para PS3/Xbox 360/Wii/PC, o jogo chegou a ter alguns materiais que acabaram sendo vazados. Mas nesse meio tempo a LucasArts simplesmente faliu.
Para quem reclamava da Valve que não sabia contar até três, imagina a LucasArts que faliu pra não contar até 3? Franquias como Battlefront, The Force Unleashed, Knights of The Old Republic, deixaram apenas a vontade para um terceiro título. O mais próximo que tivemos de um Star Wars Battlefront 3 foi no… PSP?

Para quem não sabe, a versão de PSP de Battlefront 3 foi a mais próxima de ter uma versão finalizada, com direito até a algumas cópias físicas sendo distribuídas para alguns veículos na época. O jogo estava tão perto de ser finalizado, que quando anunciaram o cancelamento do desenvolvimento, o estúdio Rebellion Games aproveitou o material para lançar o título como um spinoff, Star Wars Battlefront: Elite Squadrons.
O jogo tinha uma estrutura para se jogar online que fazia questionar se você realmente estava jogando em um PSP. Servidores estáveis, conexão rápida, e tudo isso numa internet de 2008, a jogabilidade era bastante diferente do seu antecessor no console, além de ser visivelmente mais bonito, mesmo no PSP.
Ou seja, para você, órfão de jogos de Star Wars que não engole os Battlefront da EA. Saiba que é possível experimentar o que seria o lendário Battlefront 3, você precisa apenas de um PSP. Única coisa que não poderá ser aproveitada será a jogatina online, mas para isso ainda tem o Battlefront 2 para PC com servidores ativos.
Mas não se desespere jovem padawan, o horizonte nos traz esperança, pois nunca tivemos tantos jogos de Star Wars prontos para serem cancelados em desenvolvimento, além da EA e Ubisoft, noticiamos aqui que a Skydance também está desenvolvendo um título da franquia. Resta para nós apenas a paciência para esperar, e desejar que a força esteja com esses desenvolvedores.