
Avatar é um desenho com muitas referencias interessantes. Os criadores se inspiraram em diversas coisas muito legais do nosso mundo real, como religiões, arquitetura e artes marciais (inclusive você pode ver aqui as artes marciais que inspiraram as dobras de elementos). Mas é claro que as referencias vão ainda mais longe, já que, para criarem as nações do mundo de Avatar, os produtores se inspiraram de diversos povos do nosso mundo real. Hoje vamos conhecer as culturas que inspiraram Avatar!
1 – A Tribo da água
A tribo da água tem fortes inspirações em povos do norte do planeta, como por exemplo, os Inuit e os Yupik. Estes povos vivem nos pontos mais ao norte do planeta, em lugares como o extremo norte do Canadá, o Alaska e até mesmo o próprio Ártico.
Os Inuit, por exemplo, são povos que vivem em áreas muitas vezes completamente congeladas, e sobrevivem principalmente da pesca. Eles vivem em pequenas vilas, e são eles que constroem os famosos iglus, abrigos de gelo que podem ser abrigos temporários ou até permanentes.

Assim como estes povos, a tribo da água também tem forte tradição na pesca, constroem construções de gelo, e suas roupas são bem semelhantes às roupas tradicionais deles.
Existem também outras inspirações para as tribos da água. Os povos do pântano, por exemplo, são mais inspirados por povos das ilhas orientais do Pacífico, como por exemplo os Samoanos e os Maori.

A tribo da água também tem algumas leves inspirações em povos nativos americanos
2 – Reino da Terra
O reino da terra é inspirado principalmente pela China Antiga. Isso pode ser visto claramente na arquitetura das grandes cidades do reino, como Ba Sing Se e Omashu

As roupas do reino da terra também lembram muito as roupas da china antiga. Os cidadãos mais ricos das cidades usam roupas bem tradicionais, e as pessoas mais pobres e de vilarejos usam roupas que lembram muito as dos aldeões asiáticos, tanto da China quanto de outros países próximos.

Os uniformes militares do reino da terra também têm forte inspiração nos soldados da china antiga, e as impenetráveis muralhas de Ba Sing Se são inspiradas pela famosa Grande Muralha da China.

O reino da terra também tem inspirações no Japão e Coreia, mas sua fonte principal é a China. Já as guerreiras Kyoshi, tem uma outra inspiração bem interessante: os famsos samurais, guerreiros do Japão feudal.

3 – Nação do Fogo
A Nação do Fogo tem fortes inspiração em avarias culturas do leste asiático. Podemos ver isso claramente também em sua arquitetura, que lembra muito a de países como China, Japão, Vietnam, entre outros. As roupas dos cidadãos dessa nação são bem semelhantes a roupas vietnamitas, tailandesas, chinesas e coreanas.



Os uniformes dos militares da nação, também bebem de diversas fontes, mas as principais são os soldados tailandeses e mongóis.


Já o militarismo da nação do fogo tem uma inspiração bem grande no Japão, mais especificamente, no Japão da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o Japão buscava dominar toda a ásia, tomando territórios à força e tratando outros povos como inferiores, de uma forma bem parecida com a Alemanha de Hitler. Inclusive, o Japão fez seu próprio Holocausto, assim como seus igualmente terríveis aliados na Europa. Claro, como Avatar é um desenho voltado para um público mais jovem, estes crimes de guerra foram retratados de forma mais leve.

A propaganda militar presente na nação do fogo também é inspirada pelo Japão da Segunda Guerra. Naquela época, o governo japonês usava de propagandas para convencer a população de que seus líderes eram figuras praticamente divinas, e que toda a dominação e derramamento de sangue era algo justificado. A Nação do Fogo também fez esse tipo de propaganda, glorificando os Senhores do Fogo e fazendo revisionismos históricos.

Já os Guerreiros do Sol bebem de inspiração dos povos mesoamericanos, como os astecas e maias


4 – Nômades do Ar
Os nômades do ar são claramente inspirados pelos monges budistas asiáticos. Estes monges são religiosos que vivem em várias regiões da Ásia, como o Nepal, a China e o Tibet. Eles são pessoas pacíficas, que vivem com pouco apego material. Apesar do pacifismo, o grupo dos monges budistas Shaolin são excelentes artistas marciais.


Assim como estes monges, os nômades do ar vivem de forma pacífica e sem apego material, buscando iluminação espiritual e ajudando as pessoas do mundo. E claro, os nômades do ar também são vegetarianos, e os templos dos homens e das mulheres, pelo menos para os nômades antes do genocídio, eram separados.
5 – República Unida das nações
A republica unida das nações tem fortes inspirações em diversas culturas, mas as mais proeminentes são, com certeza, o mundo ocidental do final do século 19 e início do século 20.
As roupas dos cidadãos são diversas, vemos tanto roupas de culturas mais asiáticas, quanto roupas mais ocidentais

A Republica unida das nações é uma mistura de várias inspurações culturais. Alem da clara ispiração na europa e estados unidos dos anos 20 e 30, também temos inspiração dos países orientais dessa mesma época, como o Japão e China.
A arquitetura da cidade é bem europeia/americana, com vários prédios e casas juntos, e os carros na rua lembram muito os modelos iniciais de empresas como a Ford.


Uma cidade viva e ativa, que nunca dorme, num estilo bem vintage, a Cidade República é muito parecida com a Nova York dos anos 20.
E, se quiser ver ainda mais inspirações por trás de Avatar, não esqueça de ler nosso artigo onde falamos sobre as artes marciais que inspiraram as dobras de avatar, e também escute nossos episódios sobre A Lenda de Aang e A Lenda de Korra!