por Perfil em
Editorial

Avatar tirou muitas inspirações do mundo real, principalmente das culturas asiáticas. E claro que as dobras de elementos também bebem de fontes reais: para quem não sabe, as técnicas de dobras de Avatar foram inspiradas em artes marciais reais. É exatamente por isso que os movimentos e coreografias de lutas da série são tão boas! Hoje vamos conhecer as artes marciais que inspiraram as dobras de Avatar.

1. Dobra de Água – Tai Chi

A versátil dobra de água foi inspirada pelo Tai Chi. O Tai Chi é uma arte com movimentos fluidos e suaves. Ela surgiu na China, séculos atrás. Hoje em dia, ela é praticada por diversas pessoas em diferentes escolas, e é praticada tanto como defesa pessoal, como também uma terapia marcial.

O foco principal dessa arte é manter o fluxo do Yin e do Yang.

artes marciais avatar
Tai Chi

O Tai Chi, assim como a dobra de água, é bastante versátil em ataque e defesa, e também é usado como uma forma de cura. Hoje em dia essa prática mais voltada para a saúde é bem popular, e o Tai Chi é muito praticado por pessoas idosas, mas também por pessoas jovens que buscam uma saúde melhor.

Vale lembrar que o estilo da dobra de sangue já é bem diferente, e seus movimentos são inspirados em como um titereiro controla marionetes, e seu conceito é baseado no Qinna, técnicas marciais de controlar e travar o oponente.

2. Dobra de Terra – Hung Gar

A forte dobra de terra foi inspirada pelo Hung Gar. O Hung Gar é uma arte marcial que também se origina da China, mais especificamente da região sul do país. Ela é uma arte muito difícil de se aprender e que requer bastante tempo; os estudantes ficam vários meses ou até anos aprendendo apenas a postura da arte, antes de aprenderem qualquer movimento de luta.

artes marciais avatar
Movimentos do Hung gar

O Hung Gar é um estilo firme, com posturas fortes e movimentos poderosos. O foco da arte é desenvolver movimentos eficientes e coordenação.

Vale lembrar que, na série, existe um estilo de dobra de terra único: o da nossa querida Toph Beifong.

O estilo da Toph é baseado no Estilo do Louva A Deus do Sul, um outro estilo marcial. O estilo da Toph também é firme, mas mais versátil que o da dobra de terra comum.

3. Dobra de Fogo – Estilo Shaolin do Norte

A principal inspiração da dobra de fogo é o Estilo dos Monges Shaolin do Norte. Ele se originou na China, entre os monges Shaolin da região Norte do país. Esse estilo é caracterizado pelos seus movimentos mais rápidos, com foco em acrobacias, além de ataques ágeis e agressivos.

artes marciais avatar

Além dos movimentos rápidos, o estilo conta com posturas que permitem mudanças rápidas na direção em que a força é usada.  Ele é um dos mais proeminentes estilos de artes marciais tradicionais chinesas, e, assim como outras artes originadas do país, ensina tanto o combate desarmado quanto o combate armado.

Vale lembrar que ainda existem outras inspirações para a dobra de fogo, que são o Estilo Shaolin do Sul e o Xing Yi Quan. Além disso, a personagem Azula tem um estilo de luta próprio, muito mais ágil e focado em acrobacias, e que é inspirado na arte marcial Chaquan.

4. Dobra de Ar – Bagua Zhang

A dobra de ar é inspirada na arte Bagua Zhang. Ela é uma arte marcial chinesa, que surgiu no começo do século 19, e possui forte influência do Taoísmo: “Bagua Zhang” significa literalmente “palma dos oito trigramas”, se referindo aos trigramas do I Ching, textos sagrados do Taoísmo.

artes marciais avatar

O Bagua Zhang é uma arte de natureza evasiva que se foca em movimentos circulares; estes movimentos são a base da movimentação da arte. Os movimentos e ataques são muito variados, e o foco na movimentação circular permite aos lutadores várias técnicas evasivas. A arte tem como um dos seus focos poder lutar contra múltiplos oponentes, e usa todo o corpo do praticante, que faz movimentos ágeis e suaves.

Avatar ainda tem outros estilos de luta inspirados por artes marciais reais, como os estilos dos não dobradores, porém, nesse artigo, focamos nas dobras.

Artes marciais são um assunto muito interessante pois, além de servirem como excelentes fontes de inspiração, também carregam muita cultura dentro delas.

Se você quer ver mais sobre essa inspiração, veja estes vídeos que mostram a criação do estilo das dobras de Avatar, usando essas artes!

E se você quer conhecer mais sobre a obra Avatar, escute nosso cast!

Jogador desde os 4 anos de idade, Mestre Pokémon desde 2007 e apaixonado por criar conteúdo. Adoro falar de Pokémon, Avatar e tudo o que eu gosto!
Compartilhar postagem:

Postagens Relacionadas

Sem Comentários

Deixe uma resposta