por Jhonny em
Editorial
ATENÇÃO: NÃO PODEMOS COLOCAR AS IMAGENS VAZADAS NO POST PARA NÃO TERMOS PROBLEMAS COM A ROCKSTAR.

Vamos falar sobre esse “pequeno” vazamento de GTA VI, uma das maiores franquias da indústria de jogos. Tecemos, aqui, alguns comentários sobre o golpe que atrapalhou o trabalho da Rockstar e as novidades que deixaram o público empolgado.

GTA VI

Para aqueles que são envolvidos nas comunidades gamers ou que possuam só algum interesse no assunto, já é de conhecimento geral que houve um gigantesco vazamento relacionado à produção de Grand Theft Auto VI (GTA VI).

Aparentemente, um hacker teria se passado por um funcionário da Rockstar e conseguido credenciais e acesso à uma plataforma de gerenciamento de equipe utilizada pela empresa, desse modo, conseguindo visualizar o plano de trabalho de parte do projeto e obtendo gravações de testes de mecânicas, eventos e cenas.

A franquia de GTA sempre foi um grande sucesso, sendo muito icônica aqui no Brasil. O “V” data de 2013 e, além de ser um incrível sandbox single player, possui um universo online muito vivo até hoje, sempre estando entre os tops em vendas.

A Rockstar é famosa por seus jogos “triple A” [e GTA VI não parece que será diferente], demonstrando sua formidável competência em produzir jogos de qualidade, construir mundos vivos e criar histórias. Para tanto, são necessários extensos períodos de desenvolvimento, feitos praticamente na surdina. 

As especulações e os boatos de leakers (pessoas, geralmente internas da empresa ou relacionadas a ela, que vazam informações ao público) são sempre presentes, mas os anúncios oficiais são realizados apenas em momentos propícios para demonstrar a qualidade do que está para vir, uma estratégia de mercado muito bem executada pela Rockstar.

Dito isso, em que pese todos os mecanismos de segurança e os termos de sigilo que te cobraria a alma, vazamentos são comuns nesse mercado. A depender do conteúdo vazado, isso pode atiçar o público (sendo de certo modo uma propaganda) ou pode destruir um projeto.

Enfatizo, aqui, que essa prática é ilegal (bem por isso que existem todos esses meios de segurança nas empresas).

No caso do GTA VI, além de diversos vídeos demonstrando conteúdos do jogo, haveria também o suposto vazamento do código-fonte. Foram tantos dados captados pelo hacker que leva a crer que esse tenha sido o maior vazamento da história dos videogames.

Nos vídeos são exibidas cenas de testes de animações de movimento, tiro (impacto no ambiente, em NPC’s e no jogador), interações e inteligência artificial.

Temos, então, a confirmação de dois protagonistas, sendo um masculino (Jason) e um feminino (Lucia) [talvez nos trazendo um ar de Bonnie e Clyde]. Outros nomes listados indicam a possibilidade de jogarmos com outros personagens, mas ainda sem confirmações. Ainda, a transição entre os personagens jogáveis foi aprimorada, tendo uma resposta quase instantânea, o que permitirá maior fluidez e interações dentro de certos eventos.

No geral, muitas gravações estão com qualidade reduzida ou sem texturas, mas em alguns momentos temos cenários bem detalhados e que buscam um realismo. Certas “sujeiras” no ambiente (manchas de gordura, digitais, pegadas, etc), tendem a demonstrar um cotidiano vivo impresso no cenário.

Há uma cena em que os protagonistas estão assaltando uma lanchonete, os NPC’s apresentam reações diversas ao evento, bem como o jogador possui múltiplas opções de interações sobre como proceder com o assalto, dando maior liberdade para atuação.

Em outro momento, vemos um tiroteio entre o jogador e policiais. Os tiros que acertam o protagonista ficam evidentes, bem como as manchas e respingos decorrentes do dano. As animações dos NPC’s ao caírem em combate demonstram uma melhora na física dos corpos e também colaboram com o realismo.

Apesar de que muitas melhorias já são perceptíveis e empolgaram a comunidade fã, tudo que foi vazado era meramente material de teste e um tanto quanto antigo, sendo assim, não refletem a situação atual do desenvolvimento do jogo (muita coisa já deve ter sido melhorada ou alterada).

O mesmo se reflete na qualidade das imagens em geral, como são formatações para testes o visual “cru” ou de baixa qualidade são formas simplificadas para facilitar o trabalho das equipes e não correspondente ao produto final, tanto no aspecto técnico quanto artístico.

Tudo que vimos pode [e deve] ser alterado até que se alcance o material ideal para divulgação. Como mencionado anteriormente, a Rockstar é especialista em liberar conteúdo no mercado apenas na hora chave.

Ainda, quanto às confirmações tragas no vazamento, torna-se evidente que a franquia voltará para Vice City, adaptando muito mais do estado da Flórida [boatos que haverá uma versão satirizada do Parque da Disney]. O mapa aparenta estar gigantesco.

No que diz respeito ao código fonte, cujo vazamento poderia trazer sérios problemas para o jogo em si e para a empresa no tocante aos segredos empresariais de produção, acredita-se que o conteúdo vazado já estaria desatualizado. Como a Rockstar se manifestou que o projeto não seria interrompido pelo vazamento, tem-se em mente que o que foi captado do código não causará problemas ao jogo ou pode ser remediado.

Recentemente, um novo boato liberado por leaker indicaria que uma série de eventos no GTA Online iriam prenunciar o GTA VI, iniciando agora em Outubro, no Halloween.

Esses vazamentos com certeza atrapalham os planos da Rockstar e a prejudicam, mas, com toda a certeza, chamaram a atenção de uma comunidade sedenta. Por hora, nos resta aguardar o momento dos anúncios oficiais e confiar no trabalho da empresa.

Enquanto isso, fiquem ligados aqui no site para mais matérias e em nossas redes sociais para notícias.

A vantagem de ser nerd? É poder viver infinitas vidas em uma só.
Compartilhar postagem:

Postagens Relacionadas

Sem Comentários

Deixe uma resposta