
Vampiros portugueses, selados há muito tempo, acordam no Brasil e aterrorizam a população com seus poderes sinistros. Essa é a premissa que nos é apresentada em “Os Sete”, livro do brasileiro André Vianco.
Gosto de pensar que a vantagem do nerd é poder viver várias histórias, das mais diversas possíveis. Mas aqui, fico feliz em ser apenas o espectador dos fatos [em segurança kkkk].
É sempre muito legal ver uma história fantástica construída em um ambiente comum a nós, com hábitos que remetem ao nosso dia a dia e referências daqui de dentro do país. Um regionalismo bacana, misturado com o fantasioso e um terror que mantém o leitor preso no suspense de “o que vai acontecer a seguir?”, isso tudo, junto com a renovação de uma das lendas já tão abordadas, dá vida à essa trama.
Em “Os Sete”, acompanhamos diversos personagens tão “comuns” que facilmente podemos associar à pessoas conhecidas do nosso cotidiano, que são jogadas nessa aventura contra o sobrenatural e criaturas que desafiam o que entendiam como possível.
Aqui, um grupo de mergulhadores que costumam lucrar com achados afundados no litoral brasileiro, encontram uma caravela portuguesa naufragada nas praias do Rio Grande do Sul. Em seu interior, uma grande caixa de prata com inscrições: “Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam”.
Claramente, esses itens possuem imensa importância histórica e podem resultar em alguma grana para o grupo de amigos. Um aviso feito por crendices e superstições não impediriam ninguém. Juntos com o Departamento de História da Universidade de Porto Alegre, se põem a resgatar o barco das profundezas e estudar a caixa, revelando sete corpos “mumificados”.
Após um singelo acidente, uma gota de sangue faz com que um desses corpos volte à vida, iniciando uma verdadeira trama de horrores.
Os sete corpos? Sete vampiros aprisionados há muito tempo em Portugal. Cada um com seu dom nefasto. Inverno, Acordador, Tempestade, Lobo, Espelho, Gentil e Sétimo, são os nomes dessas criaturas das trevas.
Aos nossos protagonistas humanos, resta apenas sobreviver e tentar parar essa marcha sanguinária dos vampiros, com sua fome sem fim e seus planos de vingança.
A trama sempre fluida e cheia de surpresas, prende o leitor e o atormenta com os mistérios do próximo capítulo.
A história ainda continua em “Sétimo”, focando no pior dentre os monstros. Mas isso fica para outro momento…
Se você gosta desse gênero, dê uma olhada nas demais obras do autor!!!

Interessado em indicações literárias, entre em contato conosco pelos comentários ou em nossas redes sociais.
Para outras dicas de produções brasileiras, dê uma olhada nessas listas de mangás e jogos.
[…] temos mais um autor brasileiro, André Vianco. “Os Sete”, obra já abordada aqui no site, conta sobre o despertar de sete vampiros portugueses no Brasil contemporâneo, aterrorizando a […]