Analisando o passado para fazer teorias sobre o futuro de One Piece
ATENÇÃO! ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS DOS CAPÍTULOS 1043 E 1044 DE ONE PIECE!
Os últimos capítulos de One Piece trouxeram uma revelação que mudou completamente tudo o que sabíamos sobre Luffy e sobre a obra.
Nosso pirata favorito, após ser derrotado e aparentemente morto pelo poderoso Kaido, de repente desperta sua fruta e revela-se como Nika, uma figura mitológica há muito tempo esquecida pelas pessoas do mundo de One Piece.
Quem é Nika?
Nomeada no capítulo 1018, Nika, o Deus Sol, é uma figura divina no mundo de One Piece cuja lenda dizia ser um ser benevolente, que traria liberdade e felicidade para os escravos. Quem nos conta sobre ele é Who’s Who, durante sua luta contra Jinbe, e, na mesma luta, ele conta que, no passado, foi aprisionado em Impel Down justamente por perder a Gomu Gomu no Mi para o bando de Shanks (que aliás, parece saber de tudo, Shanks safadinho).

A verdade sobre a fruta de Luffy
Durante mais de vinte anos, nós fãs de One Piece acreditamos que a fruta de Luffy era a Gomu Gomu no Mi, a fruta da borracha, uma fruta do tipo “Paramecia” que dá ao usuário poderes e propriedades relacionadas à borracha. (Paramecias são frutas do diabo que dão ao usuário alguma característica sobre humana).

Porém, neste capítulo descobrimos que a fruta na verdade é do tipo Zoan Mítica e se chama Hito Hito no Mi, Modelo Nika (Fruta do Humano, modelo Nika). (Zoans são frutas que permitem ao usuário se transformar em um animal, criatura lendária ou divindade).
E ao despertar sua fruta, Luffy começa a agir de forma ao mesmo tempo estranha, mas que casa muito bem com o personagem: ele começa a rir e a “brincar” com o Kaido, e suas técnicas são claramente baseadas em desenhos animados antigos, como Tom e Jerry, Pernalonga, entre outros.
“O poder mais ridículo do mundo”
Ao revelarem a verdade sobre a fruta de Luffy, os Cinco Anciões dizem que Nika luta usando sua imaginação, e que o despertar da fruta traz ainda mais resistência e força física ao usuário, e que esse “é o poder mais ridículo do mundo”.
Como mencionado anteriormente, os novos poderes de Luffy são baseados em desenhos animados antigos, e sua estética lembra também as animações no estilo “rubber hose”, animações onde os personagens tinham membros que se mexiam de forma extremamente solta e flexível, exatamente, como o nome sugere, uma mangueira de borracha.

Esse tipo de poder casa bem com o estilo do Luffy, que sempre foi engraçado e “ridículo”. Basta lembrarmos de técnicas como “Mizu Luffy” (onde o Luffy bebe muita água e fica inchado, como um balão de água) e o “Gomu Gomu no Cabeça de Vento”, onde ele “desliga” seu cérebro e passa a agir de forma ainda mais idiota, mas acaba lutando muito bem (Luffy já tinha Instinto Superior muito antes do Goku).
O próprio Gear Third do Luffy, onde ele infla um membro para atacar, é uma referência a desenhos antigos.

Teorias para o futuro de One Piece
O despertar do Luffy e a revelação sobre sua fruta trouxeram mais perguntas do que respostas. Afinal, essa é a mesma fruta que Joy Boy usou? Para se tornar Joy Boy, é necessário ter a fruta? Shanks sabia de tudo e escolheu dar a fruta para Luffy, ou ele realmente a comeu por acidente? Bom, essas respostas ainda não temos, mas isso não significa que não podemos tecer teorias.
Essa fruta pertenceu a Joy Boy?
Não sabemos se essa fruta pertenceu ao lendário Joy Boy, mas tudo indica que sim. Quando o conceito de Nika foi explicado por Who’s Who, praticamente todos os fãs fizeram o paralelo com a figura de Joy Boy: uma figura que trazia felicidade e liberdade para as pessoas. Joy Boy, em One Piece, foi uma pessoa extremamente importante durante o século perdido, e que foi apagada pelo Governo Mundial. Joy Boy é lembrado por poucos como uma figura que irá retornar para mudar o mundo por completo e “trazer o amanhecer”.
Ao descobrirmos que a figura de Nika está atrelada a uma akuma no mi, a nova teoria é de que ela pertenceu a Joy Boy, que foi a primeira pessoa a despertar a fruta e criou a lenda de Nika.

Muitos fãs teorizam que o nome “Joy Boy” não seria o nome de uma pessoa, mas sim um título, que seria dado à pessoa que virasse o mundo de cabeça para baixo e derrubasse a opressão do Governo Mundial.
Mas essa nova revelação coloca essa teoria em um grande cheque, afinal, se a fruta de Luffy traz justamente a figura conhecida como “o guerreiro da liberdade”, será que isso significa que, para ser Joy Boy, a pessoa precisa ter comido a fruta de Nika? Essa é uma pergunta que precisamos esperar ser respondida pelo próprio autor. Afinal, a ideia de “destino”, de o Luffy ser um “escolhido”, é algo que assusta muito os fãs, já que essa ideia é uma das maiores críticas que as pessoas têm com o final de Naruto.
Os Cinco Anciões dizem que as frutas “zoan” têm vontade própria, então, existe a possibilidade da fruta ter “escolhido” o Luffy, o que pode dividir os fãs, já que isso transformaria o Luffy em uma espécie de “escolhido”. Claro, este tipo de clichê não necessariamente é algo ruim, basta ser feito de uma forma interessante.
Onde Shanks entra nisso tudo?

Existem várias incógnitas nessa equação, mas uma das maiores tem um nome: Shanks, O Ruivo.
Shanks é uma figura extremamente misteriosa. Desde a sua aparição no primeiro capítulo, quando ele afasta um monstro marinho só com sua intimidação (que depois descobrimos ser Haki do Rei), os fãs já pensaram que ele tinha algo de especial. Descobrimos, centenas de capítulos depois, que ele é nada mais nada menos que um dos Quatro Imperadores do Mar (Yonkos).
Em sua primeira aparição, no primeiro capítulo de One Piece, Shanks está com seu bando em um bar, festejando. De repente, Luffy acaba, “por acidente”, comendo a “Gomu Gomu no Mi”, e Shanks e seu bando, visivelmente surpresos e apreensivos, dizem a Luffy que aquela era uma fruta especial, “um tesouro dos mares”, e que quem a comia ganhava um corpo de borracha e não poderia mais nadar.
Essa surpresa do bando faz a gente acreditar que o Luffy ter comido a fruta foi um acidente, mas agora, sabendo que essa é uma fruta mais do que especial, e que o Shanks a roubou do Governo Mundial, fez os fãs acreditarem que talvez isso tenha sido mais do que um acidente. Afinal, se Shanks sabia de tudo o que essa fruta representa, seria um vacilo enorme ter deixado ela num bar perto de uma criança comilona.

Quero trazer aqui duas teorias que podem explicar isso:
A primeira é que o Shanks realmente deu a fruta para Luffy, mas fingiu que foi um acidente para que Luffy não se sentisse “especial” e seguisse sua jornada sem a ideia de ser um “escolhido” (afinal, Luffy nem mesmo sabia o quão poderoso Shanks é). Shanks, vendo o potencial de Luffy, deu a fruta a ele para que ele se tornasse “o novo Joy Boy”.
A segunda diz que o Luffy ter comido a fruta realmente foi um acidente, pois Shanks estaria na ilha para entregar a fruta a Ace, irmão de Luffy. Porém, a fruta, seja por acidente ou por ter “escolhido” o Luffy, acabou na boca do nosso protagonista.
Seja como for, Shanks ainda é uma figura muito misteriosa em One Piece. Outro ponto a se notar é a relação dele com os Cinco Anciões, já que ele foi diretamente falar com eles sobre “um certo pirata”. Muitos acreditavam que Shanks queria falar de Barba Negra, mas agora os fãs estão acreditando que o motivo de preocupação de Shanks seja o próprio Luffy.

Além disso, sabemos que Shanks não foi até a última ilha com Gol D. Roger, e não descobriu, pelo menos não junto com Roger, sobre a vontade dos D e o século perdido. Porém, sabemos que Roger contou algo a Shanks, e nós não ficamos sabendo o que é.
Sabemos também que Shanks não é tão bonzinho como sua personalidade festeira faz parecer. Afinal, um membro de seu bando foi a primeira pessoa a matar outra pessoa na série. Além disso, foi ele quem arrancou o braço de Eustass Kid.
Pessoalmente, eu acredito que Shanks é uma espécie de anti heroi que premeditou tudo.
Enfim, muitas perguntas, poucas respostas. Um dos motivos que faz One Piece ser a obra fantástica que ela é, é justamente essa capacidade que ela tem de colocar várias pulgas atrás das nossas orelhas.
O que temos que fazer é esperar e, claro, tentar adivinhar o que vai acontecer, porque isso é sempre divertido. Vamos ver o que o futuro nos reserva e o que Oda vai nos contar no final de One Piece, daqui a, sei lá, vinte anos.